Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Asas de anjo sujas de sangue

veja matéria  aqui

Em MG, artesã se especializa na produção de asas de anjo

Penas são retiradas de patos brancos.
Asas compõem cerimônias de coroação de Nossa Senhora.

Do Globo Rural









É comum ver nas procissões e festas religiosas crianças com asas de anjo. Uma artesã de Minas Gerais se especializou nesse tipo de ornamento.
No quintal de Hilda Gonçalves Mendes, em Santa Bárbara do Tugúrio, região das Vertentes, todos os cuidados se voltam para os patos brancos. Tanta atenção tem um motivo especial: preservar as penas dos animais para que possam ser utilizadas na preparação de enfeites religiosos, principalmente asas de anjos.
Asas já retiradas, Hilda confere as penas de cada uma. É preciso que estejam inteiras, perfeitas, e para conservá-las, ela usa uma solução com formol. Só este mês, Hilda já produziu 25 asas para os festejos tradicionais.
Uma asa simples, sem o arranjo, custa R$ 30. A produção de todo ano atende às encomendas que se concentram no mês de maio, época das celebrações em homenagem à Maria.
Depois de prontas, as asas compõem as cerimônias de coroação de Nossa Senhora, mas antes de subir ao altar, a arte de Hilda é entregue às meninas, que desde pequenas aprendem o ritual de devoção à Virgem Maria.
Ainda nos preparativos para a festa da mãe de Jesus, Hilda se emociona ao ver o resultado do trabalho que começa na roça. “Hoje faço esta arte muito bonita e ofereço à Nossa Senhora”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário