Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

O que é o Segunda sem Carne citado por Paul MacCartney?

O que é o Segunda sem Carne, citado por Paul McCartney ?

Em entrevista  no Segundo Caderno de O Globo ao repórter Carlos Albuquerque, o ex-beatle faz a divulgação do movimento "Segunda sem carne". Trata-se de um movimento iniciado em 2003 nos Estados Unidos como um programa de saúde pública em parceria com o Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Center que pensou na possibilidade de diminuir a quantidade de carne que se come no mundo com uma campanha simples: deixe de comer carne às segundas-feiras. O movimento (veja detalhes aqui) tem crescido e, no âmbito internacional, a adesão mais nova é a empresa Toyota, que declara ter deixado de oferecer carne nos seus refeitórios às segundas-feiras. No site do movimento há, inclusive, dicas de receitas bem práticas para fazer no lugar da carne.

Aqui no Brasil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói vai aproveitar a presença de McCartney para tentar instituir o movimento. Segundo o site do jornal "O Fluminense", a medida vai ser lançada hoje, dia 24. A ideia é fazer com que creches e escolas também deixem de fornecer carnes às segundas-feiras, o que seria bem saudável. Mas já está encontrando opositores, claro, entre os açougueiros.

Vale a pena lembrar que, de acordo com o relatório da Food and Agriculture Organization (FAO) de 2009, a pecuária gera 8% do consumo de água mundial, 18% das emissões de gases com efeito estuda, 37% do metano emitido pelas atividades humnans e é a atividade que mais consume recurso do planeta, ocupando 80% da superfície agrícola total. Dados do relatório dão conta ainda que a produção mundial de carne duplicará até 2050 para responder à crescente procura, chegando a 463 milhões de toneladas por ano.

Um comentário: