Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

França declara Tourada bem de interesse Cultural- RETROCESSO!

Desde quando tortura é cultura?

França declara tourada bem de interesse cultural

O Ministério da Cultura francês comunicou hoje que o Governo declarou a tourada como bem de interesse cultural, segundo o jornal El Mundo. No comunidado, emitido no momento em que no sul do país se realiza a Feira de Arles, um importante evento taurino, pode ler-se: “Esta medida constitui o reconhecimento, pela instância competente, da dimensão cultural da tauromaquia tal como se pratica e como a vivem os profissionais e amadores que compõem o mundo taurino”.

A França torna-se no primeiro país taurino a dar este passo. Segundo o documento aprovado pelo Ministério, a medida tem como objectivo “salvaguardar a cultura taurina da França e afirmar o aspecto cultural desta tradição”.

As corridas de touros têm uma importante presença em quatro regiões do sul do país (Aquitânia, Médios Pirineus, Languedoc-Roussillon e Provença). Todos os anos, meia centena de cidades celebram espectáculos tauromáquicos e em cidades turísticas, como Arles ou Nimes, as festas atraem milhares de turistas e aficcionados de todo o mundo.

A corrida é, em grande parte, depositária da riqueza e da diversidade do património taurino francês e, mais do que isso, é formadora de uma unidade de identidade territorial do sudoeste e do sudeste, apesar das especificidades locais deste evento em cada zona”, pode ainda ler-se no comunicado. Este reconhecimento, consequência da campanha orquestada pelo Observatório das Culturas Taurinas francês, pode ser acompanhados de outras medidas, como subvenções ou campanhas de promoção.
As corridas foram introduzidas em França no século XIX e são autorizadas nas quatro regiões acima citadas, que beneficiam de uma derrogação legislativa ao artigo do código penal que pune todo o acto de crueldade contra um animal, domesticado ou em cativeiro, que exclui as corridas de touros quando “uma tradição local ininterrupta pode ser comprovada”.

http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/04/22/fran-231-a-declara-tourada-bem-de-interesse-cultural.aspx


Entrem neste site e votem contra as touradas tornarem-se patrimônio da França:

Nenhum comentário:

Postar um comentário