Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cardápio anticâncer (prato colorido)

O Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estima que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável.
Se pensarmos que o que comemos se traduz em como o nosso corpo reage, faz todo o sentido de que frutas e legumes orgânicos sejam considerados "estrelas" do cardápio.

Nutricionistas orientam a fazer o "prato colorido". Quanto mais cores, mais saudável e nutritivo.
Alguns compostos exercem uma ação protetora contra o desenvolvimento do câncer.
Muitos deles encontram-se nos alimentos, como as isoflavonas na soja, o licopeno no tomate, a luteína no espinafre, o resveratrol na uva, etc.


Estudos indicam que dietas ricas em frutas e vegetais podem ser muito benéficas na prevenção de muitos tipos de câncer — afirma a nutricionista Fernanda Bortolon.

Segundo Fernanda, esses alimentos são ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, como o beta-caroteno, a vitamina A, C, E, selênio. Estas substâncias podem prevenir ou retardar o aparecimento de alguns tipos de câncer.

A ingestão de quantidades elevadas de vitaminas não previne câncer conforme a maioria dos estudos. Portanto, explica a nutricionista, a suplementação de vitaminas e minerais deve acontecer somente em casos específicos, quando não é possível atingir as necessidades pela alimentação.

A prevenção do câncer, através da alimentação não está na ingestão de um alimentos específico e sim na adoção hábitos saudáveis através do consumo uma alimentação variada e colorida rica em frutas e verduras — orienta Fernanda.
Notícia do Jornal de Piracicaba 01/02/2011:

Investir na alimentação parece o melhor remédio para evitar o câncer. É o que revelou um "cardápio" divulgado ontem, 31, pela Secretaria de Estado da Saúde. A lista contém oito tipos de alimentos que auxiliam na prevenção contra a doença.

O documento também cita as substâncias contidas e os efeitos benéficos causados ao organismo. Especialistas ouvidos pelo Jornal de Piracicaba ressaltam o valor da iniciativa. E garantem que alguns alimentos podem, inclusive, auxiliar no tratamento de certos tumores.

O trabalho de pesquisa foi feito pelo setor de Nutrição e Dietética do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), órgão ligado ao governo estadual e à Faculdade de Medicina da USP.

Segundo ele, o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção do câncer.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença atinge mais de 12 milhões de pessoas por ano no mundo. Na Santa Casa de Piracicaba, há atualmente 520 pessoas em tratamento no Cecan (Centro do Câncer) Francisco Cunha Filho. (Alessandro Meirelles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário